Através da janela

Selma, uma enfermeira viúva e aposentada mora com o filho Raimundo que ela carinhosamente chama de Raí. Na casa situada num bairro de classe média paulistana, a mãe sexagenária e o filho de 24 anos vivem um relacionamento afetuoso, não desprovido de erotismo. Há um desejo implícito em cada frase, cada ação, cada troca de olhares. Ainda que a mãe tenha o rosto vincado pela idade, ela não tem medo de se olhar no espelho e acariciar seu corpo. O belo Raí, ligeiramente malicioso, contribui com a atmosfera veladamente incestuosa, elogiando a aparência da mãe e negando ter uma namorada. Selma vive para o filho, preenche seus dias cozinhando para ele, lavando suas roupas ou recortando anúncios de empregos em jornais. Tomasina, a amiga e vizinha de Selma, tenta se intrometer na relação entre mãe e filho: comenta os defeitos de Raí, que Selma não vê - ou não quer ver. A rotina de Selma é abalada, desestruturando seu pequeno mundo, quando Raí começa a se comportar misteriosamente. Sai de casa sem dar explicações, recebe telefonemas de uma mulher misteriosa ainda dorme fora sem prevenir a mãe, deixando-a visivelmente perturbada. Raí está fora do controle de Selma. A suspeita de que algo está errado é confirmada quando Raí traz para casa, durante a madrugada, um amigo gravemente ferido. A situação incita a agressividade e, ao mesmo tempo, intensifica o caráter erótico da relação. Com medo de perder o amor do filho, Selma está disposta a tudo. Até mesmo a tomar uma medida drástica, depois da qual nada em seu mundo será como antes.
 

TRAILER

FICHA TÉCNICA
___

Ficção | 35mm | COR | 85min | 2.195m | 24q | Dolby Digital | 1:1'85 | 2000

Companhia(s) produtora(s): A. F. Cinema e Vídeo

Companhia(s) co-produtora(s): Anhangabaú Produções Ltda.; Plus Rental Service; Light Movie Equipamentos

Financiamento/Patrocínio: Rodoviário Michelon Ltda.; Transportadora Turística Bemfica; Salvaguarda Serviços de Segurança S/C Ltda.

Produção: Alain Fresnot e Van Fresnot

Direção de produção: Caio Gullane e  Fabiano Gullane

Produção executiva: Van Fresnot e Alain Fresnot

Produtor associado: Hugo Kovensky, Fernando Bonassi, Jean-Claude Bernardet, Tata Amaral, Laura Cardoso, Lívio Tragtenberg e Wilson Sukorski

Companhia(s) distribuidora(s): Riofilme

Argumento: Jean-Claude Bernardet

Roteirista:  Jean-Claude Bernardet, Fernando Bonassi, Tata Amaral

Direção: Tata Amaral

Direção de fotografia: Hugo Kovensky

Som direto: João Godoy, Fernando Augusto Duca

Montagem: Idê Lacreta

Montagem de som: Eduardo Santos Mendes

Direçãoo de arte: Ana Mara Abreu, Clô Azevedo

Figurinos: Cristina Camargo

Música: Lívio Tragtenberg e Wilson Sukorski

Elenco: Laura Cardoso, Fransérgio Araujo, Ana Lúcia Torre, Leona Cavalli, João Acaiabe, Antônio Petrin, Débora Duboc, José Rubens Chachá, Márcio Aurélio, Milhen Cortaz, Eucir de Souza, Sérgio Módena, Daniela Antonelli, Emerson Mostacco, Jefferson Gerônimo

PRÊMIOS

Melhor direção; Melhor atriz para Cardoso, Laura e Melhor roteiro para Tata Amaral, Jean-Claude Bernardet,  e Fernando Bonassi no Festival de Miami, 4, 2000, Miami - US.

Melhor filme; Melhor atriz para Cardoso, Laura e Melhor roteiro para Jean-Claude Bernardet, Fernando Bonassi e Tata Amaral,  no Festival de Recife, 4, 2000, Recife - PE.